Velho do Farol

Porque sim.

Velho do Farol

30 de julho de 2005

O novo planeta

Novo planeta do Sistema SolarTaí uma notícia pra nos fazer esquecer dos problemas terrenos. Astrônomos americanos anunciaram a descoberta do décimo planeta do sistema solar. O astro tem uma vez e meia o tamanho de Plutão e está longe, bem longe...

O Träsel falou sobre a possibilidade do novo astro não ser considerado um planeta (caso do Sedna), o que poderia fazer com que Plutão fosse "rebaixado" também. A Folha, sempre muderna, colocou a palavra planeta entre aspas na notícia que publicou.

Já foi proposto um nome para o novo integrante da família solar, mas este não foi divulgado, e aguarda aprovação da União Internacional de Astronomia. Eu, na qualidade de devorador de atlas astronômicos desde a tenra infância, exijo que seja o de um deus romano. Essa história de usar outras mitologias não está com nada. Afinal, se dizem que nossa civilização ocidental está sob ataque dos bárbaros, quer coisa melhor do que afirmá-la através do nome que se dá às coisas?

por Marcus Pessoa, às 17:16 -

27 de julho de 2005

A Apple não existe

...pelo menos para a Microsoft. A briga entre os serviços de mapas da gigante de Redmond e do Google fez uma "vítima" alheia à história.

A história parece incrível, mas é verdadeira. A Microsoft, como se sabe, lançou no último domingo o MSN Virtual Earth, para concorrer com o pioneiro Google Maps. Os serviços são bem semelhantes: o visitante pode consultar mapas compostos sobre fotos de satélites de diversas regiões do mundo.

Apple no GoogleApple na MSN

Mas uma diferença foi notada: a charmosa sede da Apple, em Cupertino, Califórnia, que é mostrada perfeitamente no Google, não aparece na MSN. No lugar dos prédios vemos um terreno baldio. Vejam as fotos acima: a da esquerda é a do Google, e a da direita é da MSN. Para ver por si mesmo, clique aqui (Google) e aqui (MSN).

A Microsoft se defendeu dizendo que o Virtual Earth está em fase de testes e algumas fotos utilizadas são antigas. Mas o fato é que ambos os serviços usam o mesmo banco de fotos de satélite...

por Marcus Pessoa, às 23:54 -

21 de julho de 2005

Crise? Que crise?

Meu estômago está sensível e por isso eu não quero escrever nada sobre esse esse "campeonato de m... no ventilador" que rola lá no altiplano -- ainda mais que tem gente mais safa do que eu destrinchando isso. Como a Rádio Velho do Farol é a única coisa que funciona nesse muquifo, vai aí um comentário sem nexo, em forma de uma linda canção. Sim, é a ex-prefeita. Aquela.

The Gilbertos

ERUNDINA SONG

The Gilbertos
(junho de 1998)

Queria tanto escrever uma canção de amor
Pra Erundina
No norte a gente vê as coisas de um jeito
Diferente

Humanizar o inferno é construir dez mil cisternas
A cada dia
Fazer amor no asfalto
E ver o sol raiar do alto
Das montanhas

Vixe, a cidade afunda
Numa boa

Queria tanto fazer uma canção de amor
Pra Erundina
Dizer-lhe que o calor da terra seca
E a carne preta da cidade
Estão à venda

E aquele sírio-libanês
Parar o metrô mais uma vez
Ali na esquina

O centro velho virou novo
E o povo todo agradeceu
Às margaridas

Vixe, a cidade afunda
Numa boa

por Marcus Pessoa, às 01:12 -

Voltar para a página inicial