Velho do Farol

Porque sim.

Velho do Farol

30 de agosto de 2006

A segunda revelação



Vazou nesta semana a íntegra do esperado segundo disco do The Rapture, "Pieces of the People We Love". Tendo em vista que isso acontece "apenas" duas semanas antes do lançamento oficial, eles até saíram no lucro.

O Rapture assaltou as paradas do mundo civilizado, em 2003, com o incensado Echoes, numa mistura de rock new wave, eletrônica e black music. Algo assim, como se o Cure não tivesse se acomodado em algum momento dos anos 90 e tivesse ido passear nas raves do final do século.

Eu particularmente não gosto tanto assim do primeiro disco, acho-o um pouco desigual, apesar da estupenda Olio, uma das melhores músicas dos últimos anos. Esse me agradou muito mais, parece mais equilibrado, algo para ouvir de ponta a ponta. O som está mais orgânico, mais puxado para a black music, e continua muito dançante e divertido.

Download aqui (66 MB). A faixa abaixo é o primeiro single, que já está nas lojas desde a semana passada. Compete com "Supermassive Black Hole", do Muse, pelo título de melhor racha-assoalho de 2006.

Get Myself Into It
(The Rapture)

por Marcus Pessoa, às 09:31 -

24 de agosto de 2006

Acaba a prisão para usuários de drogas

Ainda não é a tão esperada descriminalização do uso de drogas, mas o presidente Lula sancionou ontem a Lei nº 11.343, que substitui a lei antiga (6.368, de 1976) e acaba com a pena de prisão para usuários.

A existência de um "crime" onde não existe vítima é algo tão surreal, dentro de nosso ordenamento jurídico, que, pela primeira vez, que eu saiba, é instituído um crime sem pena privativa de liberdade. Mesmo brigar com alguém na rua ("vias de fato") é contravenção penal punida com alguns meses de detenção.

As penas para uso, agora, são de advertência, prestação de serviços à comunidade, e comparecimento a programas educativos. Para os que se recusarem, bronca do juiz ("admoestação verbal") e multa.

Como não existe mais pena de prisão, não existe mais prisão em flagrante. Em caso de ser pego portando drogas, o usuário deve ser levado imediatamente ao Juiz (!) ou assumir o compromisso de lá comparecer. O policial não pode levá-lo à delegacia, mas sim, tomar as providências (expedir termo circunstanciado) no próprio local onde se encontram.

Já dá pra saber o que vai acontecer. Na impossibilidade de extorquir algum dinheiro de alguém que não pode ser preso, os policiais se desinteressarão instantaneamente em perseguir os usuários. O que é muito bom.

por Marcus Pessoa, às 12:23 -

20 de agosto de 2006

Carlinhos

O ano era 1996, eu acho. Eu tinha comprado os dois primeiros CDs do Radiohead, Pablo Honey e The Bends, e passava horas escutando-os. A minha música preferida dessa leva era Fake Plastic Trees, uma balada tristíssima do segundo disco.

Thom Yorke disse uma vez que compôs as músicas desse disco durante a primeira turnê americana da banda, no fundo do ônibus da tour, num estado de profundo abatimento e sentindo-se o último dos homens. Vai entender.

Pois bem, em algum momento de 96 estava eu em meu quarto quando escuto, no horário da novela, minha música favorita tocando na TV. Como minha mãe não assiste MTV, fui ver o que era, e deparo com um dos belos anúncios da história da TV brasileira.

Em tempos de novela abordando a Síndrome de Down, nada como conferir esse filme pioneiro. Direto do túnel do tempo:



Agradecimentos ao Daniel Falkoski, da comunidade Radiohead Brasil no Orkut, que desenterrou essa raridade.

por Marcus Pessoa, às 12:01 -

Voltar para a página inicial