Velho do Farol

Porque sim.

Velho do Farol

30 de março de 2007

Senador é enganado por trote

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) pagou um mico federal, esta semana, ao denunciar uma empresa que não existe, e que estaria defendendo a internacionalização da Amazônia.

Ele foi induzido a erro por uma matéria tosca de uma tal Agência Amazônia, que não obedeceu a critérios jornalísticos básicos.

A matéria acusava uma empresa fictícia (Arkhos Biotech) de defender a entrega da Amazônia para administração privada internacional, mas os repórteres sequer entraram em contato com os responsáveis pelo site da empresa (que não tem a menor aparência de ser verdadeiro) ou fizeram qualquer checagem sobre ela.

A Folha informa que este site, e vários outros, fazem parte de uma campanha de marketing viral para o lançamento de um jogo virtual ligado ao Guaraná Antarctica.

Precisei de uns três minutos para encontrar os sites Zona Incerta, que tem avançados recursos multimídia e foi obviamente criado por uma agência de publicidade; Efeito Paralaxe, suposto grupo ambientalista que luta contra a Arkhos Biotech, e que tem um design arrumadinho demais para um grupo desconhecido; e o Brasil vs. Arkhos, blog bem tosco como são os blogs em geral, que em seu último post linka todos os patos que caíram na história.

Até o momento em que escrevo isso aqui, o site da Agência Amazônia continua sem informar aos leitores que a notícia é falsa.

Durante a visita de presidente Bush ao Brasil, um grupo de ecologistas ficou na frente do hotel onde ele estava hospedado, protestando contra a Arkhos. Provavelmente se tratava de gente paga pela agência de publicidade.

Cartaz sobre comunismo

Não é a primeira vez que o senador Arthur Virgílio é enganado por hoaxes de internet. No início do ano ele foi um dos que caiu no golpe da foto acima, e pediu explicações ao governo sobre ela.

A foto, mostrando um cartaz em defesa do comunismo, patrocinado pela Petrobrás, é obviamente uma montagem de photoshop, mas circulou amplamente em blogs e comunidades do Orkut de direita "provando" que o governo é comunista.

Quem sabe esse episódio faça as pessoas tomarem mais cuidado antes de passar adiante uma notícia apenas porque "está na internet".

Eu tenho uma certa psicose com notícias estranhas demais. Pra mim, são falsas até prova em contrário. Esta semana mesmo a Terra republicou uma notícia da revista de divulgação científica Discover, falando de um estudante que criou um mini-reator nuclear só com equipamentos comprados na internet (!).

Meu mentirômetro apitou na hora, até porque faltam poucos dias para o Primeiro de Abril, e a Discover tem tradição em fazer esse tipo de brincadeira.

por Marcus Pessoa, às 14:25 -

Voltar para a página inicial