Velho do Farol

Porque sim.

Velho do Farol

22 de novembro de 2005

Net-Matrix

Morpheus: A Microsoft é nosso inimigo, Firefox. Mas quando estamos na internet... dê uma olhada em volta. O que você vê? Homens de negócio, professores, advogados, policiais. As mesmas pessoas que estamos tentando salvar. Mas até que o façamos, estas pessoas ainda são usuários do Internet Explorer. Você precisa entender: a maioria dessas pessoas não está preparada para mudar para um navegador que não vem incluso em suas máquinas quando eles a trazem para casa do Infoshopping e inserem o CD de instalação do UOL. E muitas delas estão tão inertes, tão desesperançosamente dependentes da Microsoft que elas lutarão para protegê-la. Você está me ouvindo, Firefox? Ou está olhando para a mulher no site pornô?

Firefox: Eu estava...

Morpheus: Olhe de novo.

(a mulher se transforma em Bill Gates)

Morpheus: Congele!

Firefox: O que é isso?

Morpheus: Padrões proprietários do Internet Explorer. Isso significa que qualquer um que não tenhamos convertido é público em potencial para sites que só funcionam no Internet Explorer. Na internet, você vê isso a toda hora. Nós sobrevivemos por sermos compatíveis com padrões, por lutarmos por compatibilidade. Mas estes falsos "padrões" são os porteiros.

Firefox: ...

Morpheus: Não vou mentir para você, Firefox. Toda companhia ou produto que enfrentou a Microsoft de frente foi aniquilado ou comprado. Mas onde eles falharam, você será bem-sucedido.

Firefox: Por quê?

Morpheus: Eu vi a Microsoft esmagar a Netscape com as próprias mãos. Eu vi homens inventaram inovações fantásticas apenas para perceber que elas são incompatíveis ou já foram incluídas na próxima versão do Windows. Mas os programas da Microsoft ainda são baseados em projetos fechados de pequenos grupos internos e com decisões feitas por marketeiros. Por causa disso, eles nunca serão tão seguros ou funcionais quanto você poderá ser.

Firefox: O que você está querendo me dizer? Que posso bloquear pop-ups?

Morpheus: Estou tentando dizer... que quando você estiver pronto, não precisará.

* * * * * * * *

Saia da Matrix. Tome a pílula vermelha.

(texto de autoria de um colega da U-Br)

por Marcus Pessoa, às 20:06 -

Voltar para a página inicial