Velho do Farol

Porque sim.

Velho do Farol

9 de abril de 2004

Espanha e terrorismo

O David, do blog Alto Volta, fez um comentário provocativo sobre um post meu que falava de Iraque, Espanha e terrorismo. Ele afirmou que "o governo do PSOE vai ser obrigado, por reflexo, a mostrar braço contra o fundamentalismo islâmico e contra o ETA", mas que "historicamente, os socialistas espanhóis escorregam nesse quesito".

Em minha resposta, não posso dizer que divergi em muita coisa:

* * * * *

Fiquei contente com a reação do povo espanhol, não pelo fato de votar contra o PP, mas por ter respondido prontamente às mentiras e manipulações de Aznar. Acho simplório quem diz que a Espanha "se rendeu ao terrorismo".

O fato é que fiquei contente e me dei ao direito de ser otimista. De esperar que o governo do PSOE vá ter a hombridade que o governo do PP não teve, ou seja, ouvir o povo espanhol - nesse caso, sua condenação radical ao terrorismo.

Sobre a perspectiva histórica do PSOE, bem, parece que houve alguns acordos secretos espúrios com gente ligada ao ETA, não? Não sei os detalhes da história.

Em outras ocasiões parece que não foi bem assim. Quando eu estava na Espanha se discutia muito a divulgação dos tais "papeles de Cesid", que mostravam uma chancela do governo Felipe González a uma "guerra suja" promovida pelas forças armadas contra o ETA, após a tentativa de golpe de Estado nos anos 80.

Não tenho tempo de pesquisar sobre o assunto, mas concordo que o ambiente político não deixa outra alternativa ao PSOE a não ser o combate sem tréguas ao terror. No mínimo por cálculo político - o que rege aliás qualquer atitude de qualquer governo. Acho graça da simplificação da direita, que afirma que a esquerda é moralmente inepta para governar.

* * * * *

Update - Os comments do post a que me referi foram perdidos, então fica apenas este meu relato.

por Marcus Pessoa, às 01:06 -

Voltar para a página inicial