Velho do Farol

Porque sim.

Velho do Farol

8 de junho de 2004

Festival de cinema

1º Festival de BelémEssa semana vai ser meio de maratona. Começou ontem o 1º Festival de Belém do Cinema Brasileiro, iniciativa pioneira dos paraenses Emanoel Freitas (produtor cultural) e Dira Paes (atriz). A programação é extensa e tentarei fazer uma cobertura dos principais eventos. O ícone acima indicará os posts sobre o assunto.

A atriz Dira Paes é conhecida nacionalmente, pois, além de ter uma respeitável filmografia no nosso cinema, teve participações em algumas novelas e séries da TV Globo, vivendo atualmente a amiga de Cláudia Rodrigues no sitcom A Diarista.

Dira Paes e Chico DiazE convenhamos, ela é uma graça, não? Até quem não gostou de Amarelo Manga, o polêmico filme de Cláudio Assis, há de admitir que ela está deslumbrante como a esposa crente de Chico Diaz, que muda radicalmente após ser traída. A atriz já ganhou os prêmios de melhor atriz no Festival de Brasília (por Corisco e Dadá, também fazendo par com Diaz) e melhor atriz coadjuvante no Festival de Gramado (por Noite de São João).

Na abertura do evento, ontem à noite, ela não pôde comparecer, pois está filmando com Jorge Furtado em Porto Alegre, mas mandou um simpático recado em vídeo, no telão.

O cinema paraense tem tido um certo impulso a partir de 1999, quando houve uma safra de curta-metragens filmados a partir de prêmios-estímulo da Prefeitura de Belém e do MinC.

O design é simples, mas contém boas informações (atualizadas até aquela época). O ponto alto da última safra foi a participação do filme As Mulheres Choradeiras, de Jorane Castro, na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes de 2001. Naquele ano, o curta paraense foi o único representante brasileiro no tradicional festival francês.

Eu pretendia fazer agora um relato da abertura do festival, mas já está muito tarde e eu preciso dormir. Continuo amanhã. Mas já aviso que não foi lá uma boa experiência...

por Marcus Pessoa, às 04:09 -

Voltar para a página inicial