Velho do Farol

Porque sim.

Velho do Farol

5 de junho de 2004

As razões do nick

Descobri recentemente, levado pelo Liberal Libertário Libertino, o blog do Rafael Galvão, que me impressionou pela ótimo texto e insights inspirados. Tem um post onde ele fala sobre sua experiência de montar cavalos, comparando com a vaidade dos que guiam carrões, que me deixou boquiaberto.

Pois hoje ele se referiu ao meu nick, falando sobre Lucien Chardon de Rubempré, herói do maior romance de Balzac, "As Ilusões Perdidas". Sua análise desse grande personagem da literatura dispensa qualquer adendo de minha parte. Vão lá e leiam. Prefiro apenas contar como o nick nasceu.

Ele se originou na época em que eu freqüentava os grupos de discussão do UOL, que há alguns anos reuniam centenas de usuários fiéis, que gostavam de trocar informações sobre os mais diversos assuntos. Tinha muito companheirismo e ajuda mútua, mas também muita gente escrota e "barracos" virtuais.

Lá conheci um rapaz apelidado Raskholnikov ("Crime e Castigo"), e percebi que ele já usava o nick que era pra ser meu. Essa obra de Dostoiévski foi o livro que mais me marcou em toda a minha vida. Bem, acabei homenageando outro de meus heróis literários, adotando o nome de Luciano de Rubempré.

Assim como o protagonista de Balzac, no meu nome verdadeiro (o qual infelizmente fico lhes devendo) o sobrenome da minha mãe também é mais "nobre" que o do meu pai (já falecido há muitos anos), e até hoje eu uso o meu penúltimo nome como apresentação. Troquei para Lucien Chardon porque é mais curto e mais sonoramente francês. Voltei a aportuguesar o prenome porque ficavam achando que eu era mulher.

Update - Como você pode ver neste post, deixei de usar o pseudônimo, passando a usar meu verdadeiro nome.

por Marcus Pessoa, às 18:09 -

Voltar para a página inicial