Velho do Farol

Porque sim.

Velho do Farol

3 de janeiro de 2005

Tempestade no Orkut

Mr. Manson, do Cocadaboa, atacou novamente. Nesse caso, não para divulgar seus boatos falsos, mas para mostrar na prática e pra muita gente uma falha gravíssima do Internet Explorer, que permitiu a ele tornar-se virtualmente o dono do Orkut, o popular site de relacionamentos pessoais do Google.

Ele explica isso em matéria publicada ontem no Cocadaboa: a falha permite inserir um script malicioso em uma página, de forma que o usuário do Internet Explorer que o acesse entregue de mão beijada sua identidade no Orkut.

Aparentemente, ele próprio ou alguém associado enviou aos proprietários das maiores comunidades uma mensagem falsa que os fez visitar algum site com o tal script, e depois criou um usuário que se apossou de várias delas, inclusive a segunda maior, Eu amo chocolate, com quase 150 mil usuários.

Qual o objetivo disso? Divulgar o Firefox, navegador já comentado aqui, que não tem a falha citada, e que já estava sendo objeto de matérias do Cocadaboa há algum tempo, inclusive uma engraçadíssima galeria de banners para o programa, em parceria com o Timelei.com.

O usuário "dono" do Orkut desde o dia de ontem chama-se Firefox Rules, e está causando celeuma nas comunidades seqüestradas, como a já citada Eu amo chocolate, além da Hello Kitty, Só me fodo (hehehe...), Vinicius de Moraes, Eu amo a minha irmã, Ilha do Governador, Clube dos amantes das mestiças, Ninguém escreve meu nome certo, Chaves fuma maconha e até (quem diria) a Linux Brasil, cujo moderador aparentemente não usa Linux...

É preciso ser associado do Orkut para acessar os links acima. Já foi até criada uma comunidade para discutir o assunto, chamada Hackearam o Orkut. Não se sabe em que a propaganda de Mr. Manson e cia. vai dar -- tem gente até pensando que o script está no próprio site do Cocadaboa, o que não é verdade. Pode ter quem fique com raiva do Firefox, por causa da brincadeira. Mas o fato é que nunca antes tanta gente ficou sabendo de uma falha do Internet Explorer de uma forma tão direta assim...

Update - Várias comunidades já foram devolvidas, conforme prometido, e Mr. Manson deu uma esclarecedora entrevista, onde confirma a história contada anteriormente, e arremata de forma brilhante: "antes o Cocadaboa pregava peças na mídia com mentiras, agora prega uma grande peça com a verdade".

por Marcus Pessoa, às 06:01 -

Voltar para a página inicial