Velho do Farol

Porque sim.

Velho do Farol

19 de abril de 2005

Posters de cinema na Polônia

CabaretZeligCidadão Kane

A primeira vez que vi os incríveis posters poloneses de filmes americanos foi por puro acaso, navegando na net. No início não entendi: será que havia alguma reserva de mercado lá, que obrigava ao uso da "mão de obra" local? Eles destoam completamente do padrão anódino do mercado americano.

Depois é que descobri que a Polônia tem uma escola de artistas gráficos de renome mundial. Não são apenas cartazes de cinema, mas também de teatro, música e circo. Estes últimos foram objeto de uma exposição no Instituto Tomie Ohtake (São Paulo) em novembro passado.

A explicação mais corrente (mencionada pelo Rodrigo, do Blog do Desenho) para tal fartura é a de que os artistas do país foram para as artes gráficas como forma de resistir às pressões do governo comunista, que queria uma arte engajada e próxima ao realismo socialista.

Mas existem outros que defendem, ao contrário, que foi o fato do circuito de cinema polonês ser estatal que propiciou a criação de cartazes que não são mero chamariz comercial. Há que se notar que após a queda do comunismo e a privatização do circuito de cinema, os cartazes "personalizados" praticamente deixaram de existir.

Independentemente da explicação, o fato é que a escola cartazista polonesa é um deslumbre, e passeou por quase todas os principais movimentos artísticos do século XX. Vários posters, como os exemplos acima, comentam visualmente algum aspecto do filme, e as sacadas são geniais.

Dezenas de exemplares podem ser vistas aqui. Vários outros sites vendem essas cópias, e as mais valiosas chegam a centenas de dólares! Mas vale, não é?

por Marcus Pessoa, às 04:21 -

Voltar para a página inicial