Velho do Farol

Porque sim.

Velho do Farol

14 de agosto de 2005

Link-o-rama

Os amigos vivem reclamando que eu demoro pra postar aqui. Bem, tenho um monte de coisas escritas pela metade, mas alinhavar isso e publicar dá uma preguiça... Blogueiro preguiçoso quando não tá a fim de trabalhar, põe links. É o meu caso agora, mas os blogs abaixo são leituras muito recomendáveis.

Primeiro o Deuxième Sexe. Um blog mutante: já foi um lugar "onde só se fala de novela", depois "um blog para meninas", agora "um blog são-paulino". Mary W. foi a primeira pessoa a linkar o Velho do Farol, ainda bem no início. E está numa fase inspiradíssima, mandando uma pedrada atrás da outra. Tem política, cinema, psicanálise, sociologia, uma pá de coisa. Os arquivos são leitura obrigatória.

Meu "vizinho" (mora em Manaus), Ismael Benigno, do Malfazejo, ainda não recebeu nem um tiquinho dos links que merece. O texto dele, a ironia cortante, o faro para notícias bizarras, tudo impressiona lá. São imperdíveis as semanais "notas de segunda-feira", e os arquivos são pra usar, viu?

Para aqueles, como eu, que gostam de rock alternativo e música eletrônica moderna, e se viciam em ouvir discos que ainda não saíram na loja, o caminho certo é o blog português Planeta Pop. Seu dono, o Astronauta, está de férias no momento, mas sempre dá dicas certeiras sobre os discos que estão saindo. É um blog multimídia, como aqui: tem uma pequena rádio e sempre um videoclipe novo rolando.

O filme*log contém exclusivamente críticas de filmes. É de um chapa meu de muitos anos, Nicolas Bardo (ou Vlad Taltos, sei lá que nick maluco ele está usando agora). Ele saca muito do novo cinema oriental, tem opiniões fortes e vê cinema o tempo todo. E é muito crítico com o que vê: se fala bem de um filme, pode ter certeza que é bom...

O Philipinas tem sido bastante falado, e com razão: é talvez o melhor blog brasileiro de cultura pop. O Phelipe tem um texto ferino, muito engraçado, e fala sobre música, cinema, celebridades, sempre com um enfoque inusitado. E tem um time de comentadores da pesada.

Como os leitores sabem, a política está de férias nesse blog. De qualquer forma, tem muitos blogs excelentes falando sobre a crise em Brasília. Se você está "por aqui" com Lula e o PT e quer "sangue", visite o Nova Corja, blog coletivo lá do Insanus. Sim, eles são raivosamente anti-petistas, mas não são de direita. Lá você vai acompanhar as notícias fresquinhas da derrocada da "nova corja" que veio substituir as antigas... e vote no "bolão da impeção" também...

Não podia deixar de lado o pessoal techie. O Viu Isso? vem com "notícias e comentários sobre comunicação digital, internet e publicidade". Michael Lent está sempre em cima do lance, e qualquer pessoa se sente bem-informada depois de dar uma passada lá.

Por último, uma dica para os leitores paraenses (tem algum?). O jornalista Augusto Barata inaugurou recentemente o seu Pauta Livre, com notinhas sobre a política daqui. No Pará não existe imprensa de verdade; e como o grande Lúcio Flávio Pinto guarda o melhor de sua produção para sua newsletter impressa, o blog do Augusto é, até onde sei, a única fonte jornalística verdadeiramente independente da internet paraoara.

por Marcus Pessoa, às 14:05 -

Voltar para a página inicial