Velho do Farol

Porque sim.

Velho do Farol

10 de setembro de 2005

Truculência na Rua Augusta

Uma amiga que trabalha numa livraria da Rua Augusta, em São Paulo, me informa de um acontecimento absurdo: na tarde do dia 7 de setembro, a Guarda Civil Metropolitana passou por lá, apreendeu livros que são tradicionalmente vendidos em banquinhas na rua e prendeu um dos livreiros que os estava expondo.

Os guardas disseram que "cumpriam ordens". A Guarda é subordinada ao prefeito de São Paulo, José Serra, e a área da Augusta é de responsabilidade do subprefeito da Sé, Andreas Matarazzo. O livreiro estava com sua barraca montada próxima ao Espaço Unibanco de Cinema, e os freqüentadores presentes tentaram interceder para impedir a apreensão e a prisão, o que foi inútil.

A exposição e venda de livros nos finais de semana e feriados é feita há bastante tempo na área, e os livreiros têm um público fiel. A truculência dos milicianos deixou revoltados os que trabalham e freqüentam a rua. Um ato público de protesto está programado para o dia 17 de setembro próximo, das 17 às 19 horas, no Espaço Unibanco.

O que dizer de um país onde vender livros pode dar cadeia?

por Marcus Pessoa, às 23:31 -

Voltar para a página inicial