Velho do Farol

Porque sim.

Velho do Farol

7 de maio de 2006

Bombinha

A tal "entrevista bomba" de Silvio Pereira, ex-secretário-geral do PT, revelou-se uma bombinha de São João.

Jorge Bastos Moreno avisou na véspera que haveria uma entrevista com alguém importante da República, e eu fiquei esperançoso que se jogasse alguma luz sobre o esquema do mensalão. Mas o fato é que, fora uma ou outra afirmação genérica, não existe nada que Silvio Pereira tenha dito que já não seja de conhecimento público.

As afirmações são extremamente confusas. Não fica claro se era Marcos Valério ou o PT que pretendiam arrecadar o tal um bilhão de reais, ou se eles se associaram para isso. Não é explicado de que forma o PT pretendia ressarcir a Valério os muitos milhões emprestados. Tudo o que podemos inferir é o que já se sabia, que Valério pretendia uma ação do Banco Central em favor dos interesses de seus clientes, que lhe pagariam uma gorda comissão. Ele adiantou parte da comissão para o PT e ficou no mico, pois o BC não aceitou as pressões.

O descontrole emocional de Silvinho é evidente, mas, por outro lado, a narração detalhada da crise nervosa que teve diante da repórter parece destinada mais a "esquentar" a matéria, mostrando alguém que teria inimigos dispostos a matá-lo em função das "revelações". E também para falar de supostos documentos que seriam entregues à repórter e foram depois retidos.

Bem, a oposição já tem um novo mantra pra repetir: "um bilhão, um bilhão, um bilhão". Vão cometer novos erros de julgamento, e talvez até tentar um impeachment inviável, sob o pretexto de que Silvinho confirmou que Lula sabia das tramóias (não, ele não afirmou isso).

O que fica disso é o apetite da imprensa por escândalos artificiais, e o fascínio pela figura do "delator de dentro do esquema". Esse tipo de personagem é alguém que desperta nossos instintos mais primitivos...

por Marcus Pessoa, às 12:59 -

Voltar para a página inicial