Velho do Farol

Porque sim.

Velho do Farol

5 de outubro de 2006

Self made writers

O Alex Castro fez uma interessante reflexão sobre sua experiência recente, quando colocou à venda cópias eletrônicas de seu livro de contos, Onde Perdemos Tudo. Estou lendo e fiquei bem impressionado com o primeiro deles, "A morte do meu cachorro". Assim que terminar o livro e tiver tempo, escreverei uma resenha aqui. Para comprar, visite o site do Alex.

Ele arrecadou até o momento cerca de 30 dólares, e comentou:

Para termos de comparação de valor, US$ 30 é quanto eu pago pelo meu plano de celular. Ou seja, dez anos dos meus melhores esforços literários valem, de acordo com o sistema de valores capitalistas, a mesma coisa que o mais vagabundo plano de celular, que mal dá direito a falar meia hora por mês.

Ele deixa claro, mais embaixo, que não está reclamando, mas apenas comparando com o tempo em que dava aulas de inglês a R$ 15 a hora, que demandam bem menos tempo e esforço intelectual do que escrever e reescrever um bom livro como o dele.

Talvez seja estranho, mais foi exatamente o fato dele estar vendendo, e não dando as cópias do livro, que atiçou meu interesse em adquiri-lo. O que mais tem por aí são escritores oferecendo livros de graça pela internet, tentando chegar a um público maior. Acho até que o próprio "Onde Perdemos Tudo" chegou a ser oferecido nesse esquema, e eu não dei bola na época. Quando o escritor, ao invés de dar, pede um pequeno preço pelo livro, fico com a impressão de que "confia no seu taco", e que o trabalho deve ter valor.

E isso não quer dizer, é claro, que os livros que estão sendo oferecidos de graça não sejam bons. Sexo Anal, romance de estréia do Luiz Biajoni, é excelente, e também pretendo escrever uma resenha sobre ele em breve. Aguardem.

por Marcus Pessoa, às 10:16 -

Voltar para a página inicial