Velho do Farol

Porque sim.

Velho do Farol

17 de julho de 2007

Em busca da cidade perdida

Este post não foi escrito por mim, mas por Neil Gaiman, um dos maiores autores de quadrinhos da atualidade. É uma história de Sandman, o mestre dos sonhos. Vou resumir a bizarra odisséia do sábio e magnânimo rei Haroun Al Raschid em algumas poucas imagens.


"Saiba então que este é um conto de Baghdad, a Cidade Celestial, a jóia das Arábias, e que aconteceu no tempo de Haroun Al Raschid, Rei dos Reis, Príncipe dos Fiéis".

O rei promove um grande reinado. Hospeda os maiores sábios e artistas de seu tempo, e acolhe cidadãos de todas as religiões do livro. Judeus e cristãos vivem em paz sob o seu jugo.


"Até mesmo seus filósofos admiravam-se da sagacidade de seus veredictos. Sob seu domínio, a cidade prosperou e toda a Arábia desabrochou e floresceu".

"Mas Haroun Al Raschid tinha a alma perturbada".

O rei conhece a finitude das coisas, e sabe que o destino de sua próspera capital é a destruição e o oblívio. Por isso, procura um conselho do sobrenatural, e acaba se deparando com o mestre dos sonhos em pessoa.


O rei faz uma oferta insólita, para salvar a si mesmo e à cidade que tanto ama.

"Proponho dar-lhe esta cidade. Minha cidade. Eu submeto à sua oferta. Leve-a para os sonhos. Em troca, eu quero não morrer jamais".

Sandman aceita a oferta, e o rei acorda no chão do mercado, longe de seu palácio. Um serviçal o acode e o está levando de volta, quando encontram um homem segurando um objeto bem estranho.


É o próprio Sandman, que não é reconhecido pelo rei. Ele lhe mostra uma garrafa com prédios dourados em miniatura.

"É uma cidade. Foi cedida a mim. E não está mais à venda".


Muitos séculos depois, um menino ouve a história de um velho, em troca de uma moeda. Quando este lhe pede outra moeda e o menino não tem, nega-se a contar o final.


"Assim, Hassan cambaleia para casa, escolhendo seu caminho através das áreas bombardeadas e as ruínas de Baghdad".


"Por trás de seus olhos estão as torres, as jóias, os djins, os tapetes, os anéis, os afreets, os reis, os príncipes e as cidades de bronze".

"E ele roga enquanto caminha, roga para Allah (que fez todas as coisas) pedindo que, em alguma parte, nas trevas dos sonhos, encontre-se a outra Baghdad (a que não pode morrer) e o outro ovo da Fênix".


"Allah sabe a resposta".

(esta história -- Sandman nº 50 -- foi escrita em 1991, durante o penúltimo estupro da grande cidade pelos cruzados modernos. Está mais atual do que nunca)

por Marcus Pessoa, às 06:29 -

Voltar para a página inicial