11 de maio de 2006
Google Trends
O Google lançou ontem um serviço sensacional. O Google Trends permite uma análise da popularidade de palavras-chaves nas buscas e notícias ao longo do tempo, de 2004 até agora.Um gráfico mostra a curva de cada palavra-chave, o que permite identificar claramente os picos da popularidade de determinado assunto, e o melhor: é possível criar gráficos comparativos entre palavras-chave diferentes!
Uma comparação interessante é entre Britney Spears e Madonna: Britney teve seu maior pico de buscas quando anunciou sua gravidez. Madonna estava meio esquecida, mas três fatos a colocaram no mesmo patamar de sua rival: seu disco novo (maior pico), sua performance no Grammy e o anúncio de sua turnê mundial.
Note-se que há uma diferença grande entre as buscas do grande público e as notícias na imprensa: naquelas, Britney fica em grande vantagem a maior parte do tempo, mas na imprensa a participação delas é equivalente, com pequena vantagem para a esposa de Guy Richie.

Nessa pesquisa também há um descompasso entre as buscas do público e as notícias. Quando o namoro é apenas boato, já existe um aumento grande nas buscas, mas não tanto nas notícias da imprensa. As curvas de ambos os índices só convergem quando do anúncio oficial. Conclusão: a imprensa não é suficientemente sensacionalista! O público é ainda mais interessado na vida pessoal das celebridades do que se pensava.
No caso brasileiro, uma pesquisa entre Lula e Alckmin põe, é claro, o presidente em vantagem, com um pico para Alckmin na época do lançamento oficial de sua pré-candidatura. O que é interessante é que apenas em São Paulo, Rio, Brasília e Curitiba a minoria dos que buscam Alckmin é expressiva. Nas demais capitais o interesse por ele é mínimo.
por Marcus Pessoa, às
14:43 -