Velho do Farol

Porque sim.

Velho do Farol

25 de setembro de 2006

O bardo de volta


[atualizado] Taí uma boa surpresa. O cantor e compositor irlandês Damien Rice já gravou, na surdina, o seu segundo álbum, intitulado simplesmente 9 e com lançamento marcado para 6 de novembro. A primeira faixa de trabalho é 9 Crimes, uma balada ao piano em dueto com sua tradicional parceira, Lisa Hannigan (que também canta no mega-sucesso The Blower's Daughter). Confiram, é bonita.

9 Crimes
(Damien Rice)

O primeiro disco, O, me marcou profundamente, e aconteceu com essa música (Blower's Daughter) algo semelhante ao que narrei em relação ao comercial do Carlinhos: certo dia comecei a escutá-la na TV, e quando fui ver, era o comercial de Closer, filme que arremessou o artista para o estrelato mundial. O fato da música constar na trilha foi um motivo adicional para eu ver esse filme, que foi escolhido o melhor de 2005 pelos leitores do Globo Online.

Como se sabe, a música ganhou duas constrangedoras versões em português, a cargo de Simone e da dupla Ana Carolina e Seu Jorge, e foi parar na novela das oito.

Quando outra música do mesmo disco (a linda Cannonball) tocou algumas vezes no início de Páginas da Vida (era o tema do romance da falecida em Amsterdam), houve grande revolta em parte dos integrantes da comunidade dedicada ao artista no Orkut. Reclamaram da "banalização" e do fato do artista estar virando "modinha" (esta palavra é doce na boca de indie-chatos).

O que é engraçado é que quase todos os reclamões conheceram Damien Rice através de Closer ou da série de TV, Lost, que também incluiu a música na trilha. Cultura de massa do mesmo jeito. Mas um misto de síndrome do underground e arrogância classe-média os faz pensar que são melhores que os simples mortais que vêem novela.

Nem sei por que eu tô falando disso. Esse pessoal não merece atenção. Vamos aguardar o álbum, que promete. O álbum não decepciona, confiram.

por Marcus Pessoa, às 06:25 -

Voltar para a página inicial