25 de setembro de 2006
O bardo de volta
[atualizado] Taí uma boa surpresa. O cantor e compositor irlandês Damien Rice já gravou, na surdina, o seu segundo álbum, intitulado simplesmente 9 e com lançamento marcado para 6 de novembro. A primeira faixa de trabalho é 9 Crimes, uma balada ao piano em dueto com sua tradicional parceira, Lisa Hannigan (que também canta no mega-sucesso The Blower's Daughter). Confiram, é bonita.
9 Crimes
(Damien Rice)
O primeiro disco, O, me marcou profundamente, e aconteceu com essa música (Blower's Daughter) algo semelhante ao que narrei em relação ao comercial do Carlinhos: certo dia comecei a escutá-la na TV, e quando fui ver, era o comercial de Closer, filme que arremessou o artista para o estrelato mundial. O fato da música constar na trilha foi um motivo adicional para eu ver esse filme, que foi escolhido o melhor de 2005 pelos leitores do Globo Online.
Como se sabe, a música ganhou duas constrangedoras versões em português, a cargo de Simone e da dupla Ana Carolina e Seu Jorge, e foi parar na novela das oito.
Quando outra música do mesmo disco (a linda Cannonball) tocou algumas vezes no início de Páginas da Vida (era o tema do romance da falecida em Amsterdam), houve grande revolta em parte dos integrantes da comunidade dedicada ao artista no Orkut. Reclamaram da "banalização" e do fato do artista estar virando "modinha" (esta palavra é doce na boca de indie-chatos).
O que é engraçado é que quase todos os reclamões conheceram Damien Rice através de Closer ou da série de TV, Lost, que também incluiu a música na trilha. Cultura de massa do mesmo jeito. Mas um misto de síndrome do underground e arrogância classe-média os faz pensar que são melhores que os simples mortais que vêem novela.
Nem sei por que eu tô falando disso. Esse pessoal não merece atenção.
por Marcus Pessoa, às 06:25 -